Sistema educacional de Bragança Paulista conta com apoio financeiro da Prefeitura
Atualmente, o sistema educacional de Bragança Paulista recebe mais o apoio da Prefeitura, que a cada dia investe mais na educação municipal com o intuito de garantir a qualidade de ensino dos estudantes.
Sistema educacional de Bragança Paulista
Prova disso, é que o resultado da pesquisa desenvolvida pelo Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos (INDSAT), que classificou o sistema educacional de Bragança Paulista entre os melhores serviços da Cidade de Médio Porte (CMP).
Além disso, o resultado obtido pelas pesquisas da INDSAT, posiciona o setor em segundo lugar entre os nove serviços públicos considerados no levantamento. A partir da pontuação, a Educação atinge o Alto Grau de Satisfação nas pesquisas, superando a média das demais cidades do agrupamento, de 649 pontos.
Contudo, a pesquisa revelou também que o setor agradou 76% dos moradores participantes do estudo, somando taxas de 8,8% de ótimo e 67,2% de bom. O número supera os resultados da rejeição, que registraram apenas 2,6% de avaliações negativas na INDSAT. Os dados consideram margem de erro de 4,8% sob intervalo de confiança de 95%.
Como foi feita a pesquisa
A pesquisa também é dividida por faixa etária, gênero, nível de escolaridade e religião. A maior aprovação da Educação de Bragança Paulista foi registrada entre moradores com mais de 50 anos, chegando a 85,8%. No caso da rejeição, os indicadores foram mais altos entre a população de ensino superior, com 7,2%.
De acordo com o Secretário Municipal de Educação, Prof. Adilson Moreira Condesso, o resultado da pesquisa reflete nos investimentos feitos pela Administração Municipal na educação do município:
“Os alunos recebem uniformes, materiais escolares, além de livros didáticos, livros de leitura, através do Projeto ‘Minha Primeira Biblioteca’, e apoio à aprendizagem das crianças, com a utilização de iPad’s, por meio do Programa Bragança Conectando Aprendizagens. Além disso, neste ano, o município passou a contar com 16 escolas com oferta de ensino em tempo integral, sendo 12 de ensino fundamental e 4 de educação infantil, que atendem cerca de 4.600 alunos. Além das aulas regulares, os estudantes têm à disposição projetos complementares, como o Musicalizando, Educação Financeira, Palavra Cantada, Robótica, dentre outros, focados sempre na ampliação da qualidade do ensino.”
Valorização dos profissionais
Além disso, o Secretário da pasta também falou sobre a valorização dos profissionais da educação. Já o Secretário Municipal de Educação, Prof. Adilson Moreira Condesso, completou:
“O fruto desse trabalho também é a valorização dos profissionais do magistério, através de formações em serviço frequentes, distribuição de equipamentos de informática para auxiliar no preparo das aulas e no acesso às tecnologias de informação.”
Garantia de um futuro melhor
Por fim, o prefeito Prof. Amauri Sodré afirma que investir em educação é dar oportunidade para as pessoas e garantir um futuro melhor.
“O resultado da pesquisa confirma o nosso compromisso de oferecer um bom aprendizado aos nossos alunos. Estamos investindo em diversos projetos que permitem o acesso dos estudantes, desde pequeno, ao aprendizado de diversas habilidades e de conteúdos complementares.”
Pesquisa
As cidades avaliadas pela INDSAT foram divididas em agrupamentos populacionais. São três agrupamentos:
- Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes;
- Cidades de Médio Porte (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes;
- e Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes.
*Foto: Reprodução/Pixabay (Ivan Aleksic)