Vale dos Vinhedos proporciona férias para interessados conhecerem a primeira DO do Brasil
A Serra Gaúcha já proporciona por si só um grande passeio turístico. mas é perto de Bento Gonçalves (RS) que os amantes de vinhos podem gostar mais do passeio. Através de uma estrada que passa por um pórtico em formato de pipa é que chegamos ao Vale dos Vinhedos.
Vale dos Vinhedos
O trajeto até o Vale dos Vinhedos também é um meio de revisitar a história do Brasil e da imigração italiana. Portanto, do vinho. Para esse passeio cultural e sensorial, você pode se hospedar na cidade de Bento Gonçalves, mas se for a sua primeira vez, fique dentro do Vale, dizem as pessoas que já visitaram o local.
Enoturismo no Brasil
Hoje, a prática do enoturismo está cada vez mais em alta no país por gerar uma experiência enriquecedora. Segundo o sommelier Luciano Mestrich Motta “o enoturismo é uma experiência fascinante que combina o prazer de apreciar vinhos com a descoberta de regiões vinícolas e suas tradições”.
1ª Indicação Geográfica para vinhos do Brasil
Além disso, o Vale dos Vinhedos foi a primeira Indicação Geográfica para vinhos do Brasil, aceita pelo INPI em 2002. E foi também a primeira Denominação de Origem brasileira (em 2012) por muitos anos (hoje temos também a DO de Pinto Bandeira, para espumantes, não muito longe do Vale). Trata-se de uma área grande, que ocupa terras de três municípios: Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul e fica na margem na RS 470.
Onde se hospedar
Há várias opções interessantes dentro do vale, desde hotéis luxuosos. Tem spa com produtos advindos da viticultura, passando por pousadas campestres e até aquelas dentro das vinícolas. Se optar, por exemplo, a pousada da Casa Valduga, ficará bem no meio da ação, pronto para conhecer as instalações da vinícola, o elegante restaurante e também participar da colheita das uvas.
Contudo, há dezenas de vinícolas espalhadas pelo Vale. Sendo assim, há muito para ver. Além disso, as estruturas, os estilos de vinhos e a arquitetura variam bastante, apesar da influência italiana. Uma das mais modernas e jovens da região é a Cave do Sol, visita muito indicada pela linda arquitetura e bar de vinhos. Já para quem busca uma experiência diferente, inscreva-se na Colheita Noturna da Vinhos Larentis (em fevereiro de 2024), com visita, colheita e jantar em meio aos vinhedos centenários da vinícola familiar. E para brindar a tradição, a unidade do Vale da Cooperativa Aurora tem uma caprichada degustação de seus vinhos ícones.
Gastronomia
A gastronomia vai além da culinária italiana tradicional, como a Giordani Gastronomia Cultural – com o galeto, a polenta e as massas, até a gastronomia mais moderna como o Valle Rustico do renomado chef Rodrigo Bellora, o Pipas Terroir Wine Bar e o Mamma Gemma que também tem uma pizzaria na parte de baixo do prédio.
Compras
Por fim, para fazer boas compras, vá até a Devorata Trufas Artesanais, à Queijaria Valbrenta e a Biscotteria Itallinni. Já para eliminar is quilinhos adquiridos comendo tão bem, vale um passeio de aventura na Gasper Adventure Vale dos Vinhedos. E não se esqueça de trazer uns vinhos da viagem (é possível trazer até 6 garrafas no avião) e para isso uma parada estratégica é na Adega Refinaria, com mais de 1400 rótulos brasileiros, e você pode pedir para mandarem os vinhos diretamente para sua cidade.
*Foto: Reprodução/br.freepik.com/fotos-gratis/alcool-de-uva-para-vinho-com-copo-de-vinho-de-mesa-bebida-vinicola-vinhedo-por-do-sol-gerado-por-inteligencia-artificial_81830552